Clínica de Estética em Belo Horizonte

Como congelar marmitas para melhorar a alimentação?

Como congelar marmitas para melhorar a alimentação?


Warning: html_entity_decode(): Charset "utf-8;" is not supported, assuming UTF-8 in /home2/place269/website/l/lasercareestetica.com.br/resources/functions.php on line 122

Warning: html_entity_decode(): Charset "utf-8;" is not supported, assuming UTF-8 in /home2/place269/website/l/lasercareestetica.com.br/resources/functions.php on line 122

Já pensou em congelar marmitas? Essa prática, pode ser a solução para as pessoas que querem se alimentar melhor e ainda economizar.

Com as diversas tarefas do dia a dia, é comum que as pessoas escolham uma alimentação mais fácil e rápida. Afinal, as opções de comida pronta na rua ou comidas industrializadas são realmente tentadoras.

Infelizmente, a escolha por esse tipo de comida é um hábito comum, principalmente nos grandes centros urbanos onde existem diversas opções de fast foods.

Além de serem contra indicadas para quem quer manter-se saudável, essas opções também acabam pesando no bolso.

Já parou para pensar quanto você gasta diariamente para se alimentar na hora do almoço? Para evitar as tentações, economizar e ainda se alimentar melhor, as marmitas prontas e congeladas são as melhores alternativas!

Como congelar marmitas para melhorar a alimentação?

Nesse artigo você aprenderá como congelar marmitas para boa alimentação. Caso você tenha dificuldade em seguir uma dieta, sugerimos a leitura do nosso artigo sobre como manter-se focada na dieta

Por qual motivo congelar marmitas?

As comidas industrializadas e fast foods são prejudiciais à saúde por causa dos seus conservantes, gorduras e entre outras substâncias.

Por outro lado, as marmitas são preparadas com alimentos que não possuem conservantes e consequentemente são saudáveis. Elas também oferecem alguns benefícios como:

  • Economia de tempo: Você precisa apenas de algumas horas para prepará-las e nos outros dias não precisa cozinhar. Acaba sendo uma excelente alternativa para economizar tempo.
  • Evita o desperdício dos alimentos: os alimentos são preparados em quantidade suficiente para as marmitas, e desta forma evita o desperdício.

Como as marmitas são preparadas por você mesmo, elas acabam sendo mais higiênicas do que as comidas prontas da rua.

Fazendo e congelando suas próprias marmitas, você não corre o risco de ter uma infecção intestinal ou qualquer outro problema em decorrência da falta de higiene de alguns estabelecimentos.

Como congelar marmitas corretamente?

Como você já sabe, ao congelar suas marmitas, você consegue se alimentar de forma saudável e ainda economiza tempo.

Entretanto, para que isso seja possível é preciso saber como preparar as marmitas e também alguns cuidados para deixar o seu alimento congelado corretamente.

Antes de começar a preparar

Esta é a fase inicial para quem quer saber como congelar marmitas de forma prática. Tendo isso em mente, você precisa:

  • Ser organizado: Você deve ter um dia para ir ao mercado ou a feira para comprar os ingredientes. O ideal é que seja no mesmo dia da preparação das marmitas. Desta forma, os seus alimentos ficarão frescos por muito mais tempo.
  • Higienize e corte os ingredientes: Após comprar os ingredientes, você deve higienizar e cortar em quantidade suficiente para ser adicionado à marmita. Tenha atenção especial à higienização das verduras e legumes.

Preparando as marmitas para congelar

Esta é a fase onde você já tem o alimento pronto e agora, você precisará separá-los em pequenos potes para utilizá-los durante a semana.

Como iremos ainda dentro deste artigo, o ideal é utilizar potes de vidro temperado ou sacos especiais para armazenamento de alimentos. Veja abaixo alguns cuidados: 

  • Ponto de cozimento e sal: O congelamento acaba deixando os alimentos mais macios. Sendo assim, o ideal é que eles sejam cozidos por menos tempo do que o normal. 
  • Além disso, o sal deve ser pouco utilizado para que ele seja acentuado no sabor da refeição.
  • Ovos, leite e derivados: Evite adicionar na sua marmita o creme de leite, maionese e iogurte. Esses ingredientes costumam estragar com mais facilidade, mesmo sob baixa temperatura.

Após congelar marmitas, o que fazer para armazenar?

Após preparar as refeições, você deve armazená-las corretamente para depois levá-las ao congelador.

Para isso, o ideal é utilizar potes de vidro temperado com tampas herméticas ou sacos próprios para congelar comida.

Por outro, existem algumas vasilhas de plástico que podem ser utilizadas, mas você deve verificar se elas possuem garantia BPA Free. Essa característica nos garante que são livres de substâncias que prejudicam a saúde.

Além disso, você deve observar se o pote pode ser utilizado tanto na geladeira quanto no micro-ondas.

Antes de levar as marmitas para geladeira, você deve deixar a comida esfriar. Lembre-se de deixar a vasilha aberta, para evitar a formação de água dentro do recipiente.

As marmitas conseguem durar até 30 dias quando estão congeladas a -18ºC.

Como fazer para descongelar as marmitas?

O processo de descongelamento deve ser realizado com cuidado para evitar contaminação.

Sendo assim, o recomendado é que você deixe as marmitas na parte de baixo da geladeira para elas descongelarem.

Entretanto, se você precisa de um descongelamento mais rápido pode utilizar o micro-ondas. Após descongelar a marmita, você deve consumi-la na hora.

Conclusão

Mesmo com a dificuldade e diversas atividades do dia a dia, a falta de tempo não pode ser um impeditivo para ter uma alimentação adequada.

Portanto, congelar marmitas e se programar para se alimentar durante a semana é uma excelente escolha para quem deseja manter a saúde em dia.

Desta forma, você terá sempre alimentos saudáveis para auxiliar sua alimentação. 

Além disso, congelar marmitas irá te ajudar não apenas a manter sua saúde, mas também a economizar.

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo. Aproveite e compartilhe em suas redes sociais favoritas.

QUER FAZER UM PROCEDIMENTO ESTÉTICO?

Agendar avaliação