Clínica de Estética em Belo Horizonte

8 dicas para iniciar as corridas de rua

8 dicas para iniciar as corridas de rua

A corrida de rua é uma modalidade que cada vez mais possui aderentes e praticantes fieis. Os corredores que já possuem maratonas em sua bagagem, já possuem experiência e os aprendizados adquiridos por meio dela. Esses aprendizados interferem diretamente no desempenho e na boa condição do corredor no dia da prova, evitando quedas e danos como a perda de parte da arcada dentária, trazendo a necessidade do implante dentário. Sabendo disso, caso seja iniciante, saiba alguns cuidados fundamentais que antecedem a corrida de rua.

1. Esperar duas horas após uma refeição para correr

Assim como exige a maioria dos organismos, a digestão do alimento prolonga por volta de 2 horas, principalmente em caso de refeições mais carregadas, com muita gordura e calorias. Caso não haja a espera da digestão, dores intensas na lateral e da região estomacal podem ocorrer no meio da prática.

Entretanto, se a alimentação conter boa quantidade de carboidratos leves, a corrida deve esperar cerca de 1 hora ou 90 minutos apenas. Logo, para uma corrida sem complicações e tranquila, mantenha uma alimentação saudável, energética e nutritiva, porém leve e equilibrada.

2. Aquecimento de 10 minutos

Antes de iniciar as corridas é extremamente importante manter o hábito de se aquecer por pelo menos 10 minutos. É o aquecimento que possui a função de preparar o corpo para a prática de exercício que o aguarda, aumentando aos poucos o fluxo do sangue em direção aos músculos.

O desaquecimento feito após o processo possui ainda mais relevância. O ato de interromper o exercício sem preparação e o desaquecimento pode levar a incidência de náuseas, cãibras, tonturas e até mesmo desmaios. No caso de dias quentes, o corpo pode demorar menos de 10 minutos para estar pronto para a corrida.

8 dicas para iniciar as corridas de rua

3. Descanso em casos de dor

Se você está sentindo dor durante os treinos, é necessário que haja pelo menos a retirada de dois dias para descanso, uma vez que quando não há a recuperação danos ainda mais graves podem surgir. Não normalize a dor prolongada, se uma dor continua após dois dias pode indicar uma lesão.

Em alguns casos o repouso necessário pode chegar a cinco dias, dependendo da avaliação médica, não interferindo em sua condição física. Caso a dor continuar após o período estipulado, procure por um especialista.

4. Não ingira algo diferente antes da corrida

Não se alimente de nada novo antes da prova, uma vez que efeitos desconhecidos e com possível influência negativa podem atrapalhar o seu desempenho. Outra contraindicação é o fato de que hábitos alimentares acostumam nosso organismo e aumentam assim a chance de o alimento novo não ser digerido. Tendo isso em vista, só coma algum alimento diferente quando a fome for intensa e não haver outra opção.

5. Tenha uma boa noite de sono

Por fim, assim como o descanso é importante para a recuperação de uma lesão, uma boa noite de sono é essencial para a renovação das energias. O indicado é que o corredor tenha por volta de oito horas de sono. Para as pessoas mais hiperativas e com uma reserva maior de energia, dormir uma hora extra pode não ser preciso.

Além de dormir bem, se atente quanto a sua alimentação e quanto aos cuidados com a saúde em geral, o seu bem-estar, juntamente com treinamento devido, é a chave para um bom desempenho e resultado final

6. Alimentação rica em carboidratos

Muitos corredores profissionais defendem que dias antes de uma corrida importante a longa distância se é necessário aumentar consideravelmente a ingestão de alimentos ricos em carboidratos. Esse mantra teve início após um estudo feito no ano de 1967, porém, recentemente, outras pesquisas foram realizadas e mostram que antes de uma competição, ou qualquer treino, a alimentação deve apresentar todos os nutrientes que o organismo precisa para o seu melhor funcionamento. Uma bebida rica em carboidratos contendo alguma proteína é indicada para a reposição de eletrólitos após corridas longas, reduzindo a sensação de fadiga muscular.

7. Atenção as longas distâncias

O treino mais eficiente para corrida de rua se baseia no evento para o qual você está treinando. Caso deseja correr uma distância de 10 km abaixo de 1 hora, o treinamento deve ser similar a prova final, e tempo determinado pelo menos uma vez. Entretanto, longas distâncias como provas de 21 km, não é indicado fazer o mesmo.

Caso você esteja treinando para uma meia-maratona, por exemplo, correr a mesma distância, pede um tempo longo para o corpo recuperar-se e pode influenciar negativamente no processo do treino. O recomendado nessas situações de treinamento é manter a distância total menor que a da prova final ou correr no ritmo que você precisará manter em percursos menores.

8. Correr enquanto conversa

Certos profissionais especialistas informam que o ritmo necessário para manter uma corrida saudável é aquele identificado como fácil de se manter sem perder o fôlego no meio da corrida. Treinamentos com forte intensidade e velocidade não são fáceis de conversar enquanto executados, caso o ritmo for suavizado, a conversa pode ser feita sem ficar ofegante. Lembrando que a prática excessiva do treino não é indicada, caso não souber como controlar o seu treinamento da forma devida e que respeite os seus limites, procure o acompanhamento de um profissional de educação física.

QUER FAZER UM PROCEDIMENTO ESTÉTICO?

Agendar avaliação