Clínica de Estética em Belo Horizonte

Como manter os dentes saudáveis: dicas essenciais

Como manter os dentes saudáveis: dicas essenciais

Saber manter os dentes saudáveis ao longo da vida não é difícil. Porém, é preciso cuidar da higiene bucal, alimentar-se bem e ir ao dentista frequentemente.

Para algumas pessoas seguir uma rotina de cuidados com a saúde bucal pode ser difícil, mas dentistas afirmam que é possível manter os dentes saudáveis durante toda a vida. No entanto, para que isso aconteça é preciso ter uma rotina de cuidados.

Sendo assim, confira neste texto dicas para cuidar dos seus dentes. Acompanhe!

Conheça dicas para cuidar da sua saúde bucal

Durante a correria do dia a dia muitas vezes não temos tempo de realizar a escovação após as refeições, não é mesmo?

Entretanto, manter nossos dentes saudáveis merece o esforço. Sendo assim, o cuidado com a saúde bucal aumenta a autoestima e previne até problemas de saúde.

Como manter os dentes saudáveis: dicas essenciais

A má escovação pode provocar diversos problemas como dores, dentes sensíveis, placas bacterianas e as clássicas cáries.

Com o passar do tempo, o acúmulo de placas, por exemplo, pode causar inflamações na gengiva, mau hálito e até a perda dos dentes. Veja abaixo, dicas para ter uma boa saúde bucal e saiba como manter os dentes saudáveis.

Higienização

Apesar de não ser complicada, muitas pessoas não realizam a higienização dos dentes e boca corretamente. A higienização incorreta prejudica a rotina de manter os dentes saudáveis.

Por isso, não se esqueça que é necessário realizar a escovação ao menos três vezes ao dia. A escovação antes de dormir é uma das mais importantes.

Isso acontece porque durante o sono a boca deixa de produzir saliva, substância que é um elemento de defesa do dente e da gengiva.

Além do mais, usar fio dental diariamente é outra maneira de manter os dentes saudáveis. Para a escovação utilize uma escova pequena ou média e que possua cerdas macias. Por fim, realize também a higienização da língua para prevenir o acúmulo e proliferação de bactérias que causam cáries e mau hálito.

Reduza a ingestão de doces e refrigerantes

Outra maneira de manter os dentes saudáveis é através de uma alimentação balanceada. Por isso, consuma quantidades reduzidas de açúcares.

Ao consumir refrigerantes e doces, por exemplo, limite-os a alguns momentos do dia, como após as refeições. Isso por conta da rotina de fazer a escovação depois dessas refeições.

Coma alimentos saudáveis

Leite, castanhas, coco e nozes são aliados de dentes saudáveis. Durante o consumo esses alimentos formam uma barreira protetora entre os dentes e a placa bacteriana. Essa redução também serve para prevenir a gengivite.

Você também pode consumir alimentos que têm a função de limpeza como maçã, pera, legumes e verduras. Por conta da sua textura esses alimentos limpam a superfície do dente durante a mastigação.

A saúde bucal e física estão ligadas

Como você viu acima, alguns problemas de saúde podem refletir na saúde bucal e física.

Um exemplo que podemos citar é a diabetes. Pacientes com a doença precisam controlar o consumo de açúcares para prevenir uma perda óssea maior do que o normal.

Dessa forma, quem já possui alguma doença pode ter o quadro piorado em situações como essa. Caso o paciente não tenha controle do biofilme isso também pode aumentar o nível de açúcar no sangue.

Evite o cigarro

O cigarro é um dos maiores inimigos da saúde bucal. A nicotina presente no cigarro está ligada diretamente ao enfraquecimento dos dentes. Caso você já possua alguma alteração na boca, a nicotina diminui ainda mais as defesas do seu corpo.

Visite regularmente seu dentista

Para manter os dentes saudáveis é preciso visitar o dentista frequentemente, ele irá estabelecer uma rotina de cuidados de acordo com suas necessidades. Se faz mais de seis meses da sua última consulta está na hora de marcar um check-up.

Ao cuidar corretamente de seus dentes, é possível manter os dentes saudáveis durante toda a vida.

Faça o autoexame da boca

O autoexame não é tão comum por aqui. No entanto, ele é simples e pode ser feito periodicamente. Para fazer o autoexame após a higienização você deverá analisar o interior da sua boca em busca de feridas que não cicatrizam, caroços, manchas ou qualquer coisa diferente do normal.

Se você encontrar qualquer um desses sinais, deve ir ao dentista o mais breve possível.

Fique atento ao alinhamento

Dentes encavalados ou tortos atrapalham a limpeza por isso, aumentam as chances de cáries e doenças periodontais. Nessa situação é mais importante prevenir a ação nociva do biofilme do que questões estéticas.

A falta de alinhamento também atrapalha a mastigação e pode reduzir o aproveitamento dos nutrientes dos alimentos.

QUER FAZER UM PROCEDIMENTO ESTÉTICO?

Agendar avaliação