Como é feito o preenchimento labial?
Muito popular, principalmente entre as famosas, o preenchimento labial está cada vez mais em alta e é a tendência do momento. Mas, você sabe como ele é feito? Além de preencher os lábios, o procedimento pode ser realizado para outras finalidades.
Neste conteúdo vamos te explicar como preenchimento labial é realizado, os tipos, contra-indicações, quem realiza o procedimento, entre outras dúvidas que temos certeza que muitas pessoas têm.
Confira, a seguir, cada uma dessas questões e, se você estiver interessada em realizar, avalie se o procedimento condiz com suas expectativas. Acompanhe:
O que é preenchimento labial?
Primeiramente, é importante destacar que o preenchimento labial não é considerado uma cirurgia, mas sim um procedimento minimamente invasivo com fins estéticos, assim como o clareamento dental.
O objetivo de quem realiza o procedimento pode ser aumentar o volume dos lábios, projetá-los ou, então, delinear seu contorno. Há quem busque o preenchimento labial para realizar essas três possibilidades de uma vez.
Além disso, um dos motivos para que muitas pessoas optem por realizar o procedimento é a busca pelo aumento da autoestima.
Tipos de preenchimento
Existem três tipos diferentes de preenchimento labial, sendo que um deles é geralmente mais utilizado que os outros. Os tipos são: temporário, semi-permanente e permanente.
Temporário
O preenchimento labial temporário é feito com ácido hialurônico (AH) e é o mais utilizado. Essa substância é extremamente segura e o organismo aceita totalmente, ou seja, não existem riscos de uma possível rejeição.
Outra possibilidade além do AH é utilizar gordura autógena, que é retirada do nosso próprio corpo de regiões como culote, face interna do joelho ou através de lipoaspiração. Porém, se optar pela gordura, o corpo acaba absorvendo de 30 a 40% do enxerto, portanto, só é mantido o que restar.
Além disso, se a pessoa ganhar peso, existe a possibilidade dos lábios aumentarem excessivamente, já que a gordura também aumenta, pois trata-se de células vivas.
Semi-permanente
Esse tipo não é o mais indicado para preenchimento labial, uma vez que os elementos podem causar problemas para o paciente.
As substâncias utilizadas aqui são a hidroxiapatita de cálcio e poli lactona, porém, o uso nos lábios pode causar rejeição ocasionando na formação de granulomas e nódulos.
Permanente
Esse tipo é um dos menos indicados pelos profissionais que realizam a aplicação, uma vez que as substâncias utilizadas não são produzidas por nosso organismo e podem causar reações em médio ou longo prazo.
Os elementos utilizados no preenchimento labial permanente podem ser o metacrilato, PMMA ou silicone, todos sintéticos.
Quais são as contraindicações?
É recomendado que o procedimento seja feito por maiores de 18 anos. Porém, alguns profissionais realizam o preenchimento labial em menores que apresentarem a autorização dos responsáveis e que estejam acompanhados.
Antes de iniciar o procedimento, é importante que o paciente passe por uma avaliação para que o profissional entenda quais são as queixas, o objetivo de cada um e se a pessoa está apta a realizar o preenchimento labial.
As contraindicações para realizar o preenchimento labial são:
- Gestantes;
- Portadores de doenças auto-imunes, pneumonias ou infecções;
- Alérgicos ao ácido hialurônico (AH);
- Portadores de doença oncológica;
- Lúpus eritematoso sistêmico;
- Pessoas que tenham herpes ou feridas nos lábios.
Qual profissional pode realizar o procedimento?
Existem três profissionais que podem realizar o preenchimento labial, e todos devem ter especialidade na área. São eles: cirurgiões dentistas, dermatologistas ou cirurgiões plásticos. Ou seja, o procedimento pode ser feito em uma clínica odontológica ou em um consultório médico.
Além disso, é recomendado que o profissional conte com uma equipe multidisciplinar para seja possível analisar, entre a quantidade de substância aplicada para que proporcione harmonia facial ao paciente.
Afinal, como é feito o procedimento?
O preenchimento labial é feito com uma agulha ou cânula (tubo plástico). Esse utensílio é utilizado para aplicar a substância que será injetada nos lábios.
Primeiramente, o profissional aplica uma anestesia local para que o paciente não sinta absolutamente nenhuma das agulhadas que o procedimento exige. Geralmente, o produto vem dentro da seringa de 1 ML, junto com as agulhas. A substância é aplicada nos seguintes locais: arco do cupido, contorno dos lábios, tubérculos e filtro labial.
Já quando a aplicação é feita com enxerto de gordura, é necessário prepará-la antes e injetá-la com microcânula logo após aplicar a anestesia local nos lábios.
Quais são os cuidados pós-procedimento?
É importante salientar que o preenchimento labial com ácido hialurônico dura de 6 a 12 meses.
O pós-procedimento é tranquilo, não proporciona dores no dente (por ser um procedimento na região bucal) e nem outros tipos de dores locais. Além disso, os efeitos podem variar de paciente para paciente, mas, geralmente, no primeiro dia é normal haver apenas um certo inchaço na região, pois o AH atrai água e resulta no aumento do volume labial.
A fim de minimizar a ocorrência de complicações após o procedimento, o paciente deve se atentar a alguns cuidados que deve ter, que são:
- Evitar esforços físicos;
- Não utilizar maquiagem no dia da aplicação;
- Evitar se expor ao sol;
- Não aplicar nenhum produto como cremes na área do procedimento por 48 horas;
- Não tocar, comprimir ou massagear a região dos lábios;
- Não realizar limpeza de pele, peelings ou outros procedimentos estéticos por 30 dias.
O procedimento atende às suas expectativas?
Neste conteúdo apresentamos o que é o preenchimento labial e como ele é realizado pelos profissionais, além de outras informações essenciais para você que deseja realizar o procedimento e precisa saber de tudo.
Por fim, é importante orientar que antes de realizar o procedimento, o profissional deve anotar na ficha médica do paciente o produto que será aplicado e em que área acontecerá a aplicação. O número de lote da seringa deve constar na ficha médica e o profissional precisa colar o selo no prontuário. Sabendo disso, o paciente pode ficar tranquilo e se assegurar que o procedimento é bem rápido e indolor, caso haja aplicação da anestesia.
Caso você opte por realizar com um profissional dentista, é possível que o preenchimento não seja coberto por planos odontológicos, já que é considerado um procedimento estético. Portanto, pesquise bem para verificar se ele está incluso no serviço.
Com todas essas informações que reunimos, esperamos que você consiga definir se o procedimento condiz com suas expectativas. Por fim, lembre-se sempre de buscar por profissionais qualificados e preparados para realizar o preenchimento labial.
Nossa clínica de estética é especializada em drenagem linfática, preenchimento labial e aplicação de botox.