Como cuidar da pele após depilação: saiba quais produtos comprar
Você sabe como cuidar da pele após depilação? Se pretende passar por esse procedimento estético em breve, precisa saber como se preparar para poder manter a sua pele no melhor estado possível.
Afinal, é necessário de alguns cuidados, pois, a depilação é um processo que pode causar um certo estresse na pele. Por isso, é importante saber quais produtos pedir nas farmácias delivery em Rappi.
E as opções são muitas. Para se ter ideia, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. Além disso, o setor sobreviveu a crise do novo coronavírus e conseguiu crescer 0,8% no primeiro semestre de 2020.
Quer saber como cuidar da pele após depilação? Então veja abaixo quais produtos comprar!
Como cuidar da pele após depilação: 7 produtos
1 — Hidratante
A depilação feita por lâmina pode causar ressecamento na pele, alergias e vermelhidão. É aconselhável fazer a depilação com lâmina pessoal, para evitar doenças, e no banho de água quente, para que os poros se abram e a lâmina não agrida a pele desnecessariamente.
O creme hidratante pós-depilatório é uma das etapas mais importantes do processo, pois, ele revitaliza a região depilada. Recomenda-se usar um creme à base de calêndula, camomila ou outras plantas calmantes, para hidratar e suavizar, além de trazer sensação de frescor.
2 — Sabonete neutro
O sabonete neutro antes e após a depilação esteriliza a pele e evita irritações, machucados causados pela cera ou pela lâmina. Diferente do sabonete perfumado, o sabonete neutro controla a oleosidade da pele, que muitas vezes contribui para pelos encravados e pode aumentar a sensação de dor na hora da depilação pela raiz.
3 — Pomada antibiótica
De vez em quando o acúmulo de sujeira e oleosidade da pele pode ocasionar reações alérgicas ou foliculite. Neste caso, nem sempre a limpeza com sabonete será o suficiente, e então deve-se ir ao seu dermatologista de confiança para que ele possa recomendar uma pomada antibiótica para tratar possíveis ferimentos que possam infeccionar. Lembre-se também de não cutucar os machucados, pois, a gordura dos dedos e a sujeira das unhas pode piorar a situação da foliculite.
4 — Protetor solar
Hoje em dia o protetor solar deve ser regra para o cuidado de todos os tipos de pele, mas deve-se ter atenção redobrada após a depilação. Seja a depilação a laser ou feita com cera, ao arrancar os pelos pela raiz, a abertura dos poros faz com que a pele fique mais sensível, inclusive à luz do sol.
Evite exposição aos raios solares nas próximas 48 horas seguintes à depilação, e passe sempre filtro solar com hidratante na região exposta, com no mínimo FPS30.
5 — Esfoliação
O ato da depilação pode ser agressivo para a pele, seja pelo calor da cera, ou pelo raspar da lâmina, e, se feito com frequência, pode machucá-la, causando manchas indesejáveis. Essas manchas surgem devido a um excesso de melanina na área machucada, que é uma reação do corpo para lidar com a área agredida.
A esfoliação é um bom tratamento de circulação de sangue na área depilada, ajudando a cicatrização das áreas machucadas e evitando assim o possível surgimento de manchas. Ela deve ser feita antes da depilação e uma semana depois, para dar tempo de a pele respirar antes de passar por outro processo de descamação.
O combo da hidratação, limpeza com sabonete neutro e esfoliação reduz também a probabilidade do nascimento de pelos encravados e garante sua pele rejuvenescida e fresca por muito mais tempo.
6 — Escolha os produtos corretos para ter resultados positivos
Já mencionamos que não se deve compartilhar a lâmina de depilação, mas você sabia que a cera reutilizável também pode causar inflamações e infecções? Pesquise e teste os produtos que se enquadram melhor com a sua rotina, mas sem abrir mão da higiene. Prefira salões especializados em depilação, e que sejam de confiança, para que possam fazer a manutenção correta do pós-depilatório.
Caso prefira fazer em casa, utilize cera descartável, não deixe as lâminas na umidade e se atente à validade de cremes depilatórios. Se possível, alterne os meios de depilação para que a pele não fique agredida pelos químicos que o creme depilatório oferece, ou ao ressecamento da lâmina.
7 — Evite sol, praia e umidade após a depilação
É importante evitar o sol quando a pele está mais sensível, ainda com os poros abertos, logo após a depilação, mas se tiver que sair, dobre a atenção no filtro solar. Piscinas e saunas, no entanto, devem ser evitadas de qualquer forma, pois, os químicos presentes na água e a umidade do calor da sauna podem provocar manchas e irritação na pele.
Além destas questões, as piscinas e saunas públicas podem ser insalubres para a sensibilidade da pele recém-depilada, causando mais propensão à infecção por bactéria.
Pronto, agora você já sabe como cuidar da pele após depilação. Claro que nem todos os produtos serão necessários, mas é importante se prevenir para evitar problemas mais sérios.