Clínica de Estética em Belo Horizonte

A prática do autocuidado

A prática do autocuidado

Seja por vergonha ou falta de conhecimento, se perguntarmos hoje a alguém: "Você se cuida?" a resposta sempre será sim. Mas o que é autocuidado? Será que as pessoas realmente praticam isso?

A prática do autocuidado significa fazer qualquer atividade para cuidar da sua saúde mental, física e emocional. Por mais que pareça simples, ignoramos esse conceito dia após dia e é muito provável que a falta dessa prática esteja te destruindo aos poucos.

Ter autocuidado ajuda a reduzir a ansiedade e ainda é fundamental para melhorar a forma com que você se vê (não só no espelho, mas internamente também).

Praticar autocuidado é tomar atitudes para contribuir com seu bem-estar e promover o seu próprio desenvolvimento, diminuindo o estresse também da rotina. Quer saber mais? Leia até o fim!

O que autocuidado NÃO é?

Se você impõe várias tarefas e o autocuidado será um conjunto de práticas que vai tornar a sua rotina pesada, não faça dessa maneira. Apenas identifique suas necessidades essenciais e trabalhe em cima delas de pouco a pouco, evitando que a prática se torne um fardo.

A prática do autocuidado

Autocuidado não é uma resposta rápida para emergências, que você só recorre quando não está mais aguentando o estresse e já esgotou todas as forças. A ideia é criar hábitos saudáveis para tornar seus dias mais leves e alegres.

Egoísmo. Nunca pense que cuidar de si mesma e da sua autoestima é egoísmo. Para entregar o melhor de si às pessoas, é necessário cuidar de si mesmo e se amar primeiro, depois compartilhe isso com o mundo.

As 8 áreas do autocuidado para praticar a partir de hoje

1 - Autocuidado psicológico: aprender novas coisas, se motivar de forma intrínseca, praticar criatividade e atenção plena, entre outros hábitos que te ajudem a deixar a mente em ordem.

2 - Autocuidado emocional: envolve navegar pelas emoções, aumentar sua empatia, gerenciar e reduzir o estresse de forma eficiente, desenvolver a compaixão por você mesma e por outros, entre quaisquer comportamentos que te ajudem a controlar as emoções e estabelecer limites.

3 - Autocuidado físico: envolve cuidar da pele, corpo no geral, nutrição, saúde, descanso, sono e necessidades sexuais. Alguns autocuidados físicos ajudam bastante em outras áreas também.

4 - Autocuidado profissional: é compartilhar os pontos fortes, os dons, viver um objetivo e ter também limites profissionais. Praticá-los todos os dias pode ajudar a descomplicar a rotina da sua profissão e te ajudar a alcançar suas metas.

5 - Autocuidado social: ter um "grupo social" é importante e criar relacionamentos com pessoas que confia é necessário para se sentir bem, porque contar com pessoas solidárias e carinhosas criam sentimentos de pertencimento.

6 - Autocuidado espiritual: ter crenças e valores é necessário para que você saiba guiar a sua vida; isso significa seguir objetivos e desenvolver uma consciência espiritual pela qual você se identifique.

7 - Autocuidado financeiro: se responsabilizar pelas próprias finanças (como renda, seguro, poupança, despesa de vida etc.) e se relacionar de forma consciente com seu dinheiro é um exemplo de autocuidado importante para se sentir bem sempre.

8 - Autocuidado ambiental: ter locais bem organizados (seja em casa ou no trabalho), sem desordens com roupas limpas e tudo bem conservado ajuda muito no bem-estar. Além disso, essa prática de autocuidado ainda envolve diminuir os desperdícios e usar menos a tecnologia para o seu próprio bem.

E então, você já pratica o autocuidado? Precisa de ajuda em alguma dessas áreas? É só acompanhar o blog e redes sociais; sempre passamos informações essenciais para o seu bem-estar aqui.

QUER FAZER UM PROCEDIMENTO ESTÉTICO?

Agendar avaliação